A psicanálise é uma abordagem de tratamento psicológico que parte de um referencial teórico específico, no qual o inconsciente assume um papel fundamental no entendimento dos sofrimentos. Neste trabalho, o profissional acolhe e convida o analisante a poder falar de suas questões, emoções e dificuldades, e a partir desta fala, o analista pode intervir com perguntas e afirmações que possibilitam o surgimento de novas associações de ideias e sentidos que até então não estavam claras.
O inconsciente tratado pela psicanálise diz respeito à ideia de que existem sofrimentos na vida das pessoas que aparecem de forma repetida, como se perceber sempre numa mesma situação difícil na sua vida ou nos relacionamentos. Assim como se sentir incapacitado para realizar atividades da vida por conta de momentos de ansiedade, tristeza, angústia, onde o paciente por vezes não consegue ver saídas sozinho e nem identificar a causa do seu sofrimento. Neste sentido, a maneira como o analista intervém, se propõe a trabalhar novos sentidos, sejam eles elucidativos do que vem acontecendo, ou sejam eles completamente novos que possibilitem um outro entendimento da própria história de vida de cada um, abrindo assim caminhos diferentes para o momento presente.
Ao contrário do que se diz comumente, na psicanálise não se trata apenas de falar sobre questões da infância ou do passado, mas de todos os momentos da vida, assim como as dificuldades enfrentadas no presente, como questões com as relações amorosas e familiares, do trabalho, cotidianas e da vida como um todo.
Por fim, a psicanálise visa trabalhar o sofrimento e suas causas de maneira profunda e significativa, para assim promover mudanças importantes no comportamento, na forma de entender a si mesmo e a própria história, assim como poder se relacionar de maneiras diferentes e construir uma nova forma de estar no mundo com bem-estar e satisfação na vida.
Pelo canal de atendimento ao cliente estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma:
Sua saúde mental é nossa prioridade.